Para quem vai se casar, um pouco de organização

Imagens lindas e inspiradoras, uma infinidade de dicas, um sem número de opções de roupas, sapatos e decoração. Tudo relacionado a casamento é lindo e maravilhoso. Correto?

Nem sempre. Para ficar tudo sensacional como parece ser nas fotos que nos deixam maravilhadas, tem que existir muita organização. Nunca me casei, mas imagino que loucura deve ser organizar tantas coisas, tantos detalhes e ainda estar linda e maravilhosa nesse dia especial.

Bom, sei  que existem milhares de blogs, sites e revistas que tratam perfeitamente desses assuntos, mas resolvi escrever um pouquinho sobre isso. Ainda fico um pouco espantada com o fato de muita gente deixar algumas coisas para a última hora, em especial, o quesito “lembranças do casamento” e esse assunto diz muito respeito a mim, já que a procura (gracias!) pelas malaguetinhas tem aumentado bastante.

Fico realmente feliz quando os noivos escolhem dar cadernos para os convidados ou padrinhos, pois é algo sempre lindo e útil. Mas já precisei recusar vários, justamente por ser procurada em uma data muito próxima (tem sido comum me procurarem faltando 30 ou até 15 dias para o evento) e, sendo tudo feito minuciosamente à mão, fica impossível atender. Às vezes, acontece também com outros eventos, como aniversários e nascimentos, mas o foco aqui é o casamento.

Pensando nisso tudo, guardei o suplemento ” Tijuca”, do Jornal O Globo do dia 22/03/12, que foi inteirinho sobre o assunto. E agora, compartilho uma parte, mais exatamente um cronograma simplificado de como organizar as tarefas para essa data tão importante. Facilita bastante, é bom para o bolso e para manter a mente sã. =)

Vamos lá!

——–

Cronograma para casamento

18 meses antes

Definir o orçamento e como serão divididas as despesas.

Fazer uma lista inicial de convidados.

Marcar a data do casamento.

Contratar o cerimonialista.

Reservar a igreja.

Escolher o local da festa.

12 meses antes

Contratar o bufê.

Contratar fotógrafo e cinegrafista.

Reservar a data com o celebrante.

Reservar maquiador e cabeleireiro.

Contratar os músicos da cerimônia.

Contratar o DJ da recepção.

10 meses

Visitar lojas e estilistas para escolher o vestido de noiva.

Escolher o decorador da festa.

Quer uma atração especial na festa? Reserve a data.

Começar a preparar o enxoval.

Começar a planejar a lua de mel.

Fazer as reservas.

8 meses

Completar a lista de convidados com endereços e telefones.

Enviar o “save the date” para os convidados.

Contratar o serviço de manobrista e segurança.

Escolher a decoração da igreja.

Definir a empresa responsável pela iluminação da igreja.

Reservar o gerador da igreja e da festa.

6 meses

Escolher os convites.

Convidar padrinhos, damas e pajens.

Escolher o sapato.

Degustar e escolher bolo, doces, chocolates, bem casados…

Escolher os noivinhos do bolo.

Marcar o curso de noivos na igreja.

4 meses

Reservar a data com o calígrafo.

Escolher grinalda, véu e todos os acessórios da noiva.

Escolher o buquê e as lapelas.

Encomendar lembrancinhas, incluindo as de padrinhos e madrinhas.

Definir o carro da noiva.

Comprar as alianças.

3 meses

Providenciar os documentos para o casamento civil.

Definir a roupa do noivo, padrinhos, damas e pajens.

Escolher as músicas da cerimônia.

Fazer a prova do vestido junto com o sapato.

Escolher as bebidas da festa.

Começar a organizar o chá de panela, lingerie ou chá de bar.

2 meses

Começar a entregar os convites.

Fazer a lista de presente nas lojas.

Preparar o site dos noivos com todos os detalhes: rsvp, listas de presentes, cotas de lua de mel etc.

Fazer  degustação e definir o cardápio do bufê.

Contratar os seguranças para a igreja.

Comprar o presente do seu noivo (essa dica vale para ele também).

1 mês

Reunião final com o decorador.

Conversar com o celebrante.

Terminar de entregar os convites.

Escrever os cartões de agradecimento.

Comprar a camisola da noite de núpcias.

Fazer o chá de panela ou lingerie.

 15 dias

Reunião final com o cerimonialista.

Fazer a última prova do vestido.

Fazer limpeza de pele.

Fazer a prova do cabelo e da maquiagem.

Mandar gravar os nomes nas alianças e dar polimento.

Reunião com o DJ  para definir as músicas da festa.

Na semana do casamento

Acertar todas as despesas.

Fazer o check list com os fornecedores contratados (se tiver cerimonialista, relaxe com essa tarefa)

Pegar o vestido e os acessórios.

Fazer o ensaio da cerimônia.

Arrumar a mala da lua de mel.

Um dia antes

Relaxar em um spa.

Fazer unhas e depilação.

Fechar a mala da lua de mel.

Tentar dormir cedo.

O grande dia

Tomar um super café reforçado.

Confiar em todos os profissionais que você contratou.

Não se atrasar.

Noivo, não se esqueça das alianças e da caneta para as assinaturas.

Curtir o dia intensamente!

————–

É isso! Espero que ajude as noivinhas que passam por aqui! =)

E para facilitar ainda mais, você pode baixar o cronograma em formato PDF, clicando aqui.

Imagens retiradas do PinterestOh So Beautiful Paper e Wedding Chicks. O cronograma foi retirado da matéria de Melina Amaral, publicada no Jornal O Globo, suplemento Tijuca, no dia 22/03/12.

2 pensamentos sobre “Para quem vai se casar, um pouco de organização

Os comentários estão desativados.